Você já olhou para fora da janela hoje?

...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Salário e Bônus aumentam a motivação?

De tudo o que é feito no mundo corporativo, o que realmente foi comprovado como ação que traz bons resultados?

Será que não estamos pensando com base em suposições erradas? Será que o modelo mental por trás dos projetos, processos e modismos corporativos não está velho e desgastado?

Algumas dessas questões são debatidas neste vídeo do consultor Norte-Americano Daniel Pink.

Afinal, o que motiva os colaboradores de uma organização? Bônus, Salário, Horário Flexível, Ambiente de Trabalho? Porquê?

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/dan_pink_on_motivation.html

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Escolhas corporativas e o discurso de Edward Murrow

Caros colegas

Existe verdade na frase: "esqueça seus sonhos e ganhe dinheiro?"
Qualquer um pode se dar bem fazendo o que gosta?

Pra pensar, para quem puder ler, entrego-lhes o discurso de Edward Murrow, que em 1958 peitou um senador americano em plena Guerra Fria e fez um discurso que deveria estar na porta de toda emissora de TV. E deveria também ser discutido em toda escola de negócios, porque provoca o pensar sobre os fins e os meios. É fácil desviar o caminho, difícil é mudar uma história de vícios. O discurso é longo, vale a pena ler a parte final, clicando aqui. Ou cliquem aqui para ver uma parte em vídeo.

Sua batalha com o senador Joseph McCarthy inspirou o filme "Boa noite e boa sorte", de George Clooney, no qual trechos deste discurso são citados.

O link original está no blog do Walter Carrilho, uma dica pra quem quiser dar umas boas risadas e curte uma sátira ao estilo CQC.

terça-feira, 30 de junho de 2009

A Guerra pela Fraternidade

Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, lutou com todas as suas forças para acabar com o Apartheid - o regime de segregação racial que negava a grandíssima maioria negra da África do Sul os seus direitos políticos, sociais e econômicos. Por sua luta contra o regime da minoria branca, Mandela foi preso em 1962 e condenado a prisão perpétua. Libertado em 1990, depois de intensa pressão da opinião pública mundial pelo fim do Apartheid, Mandela passou a ser o líder do povo africano que exigia mudanças. Alguns mais radicais queriam que Mandela liderasse uma guerra de armas contra a minoria branca e tomasse o poder pela força. Mandela se recusou a fazer isso. 

Apesar de todas as privações que passou na prisão, Mandela saiu de lá sem qualquer rancor, amargura, ou ódio em seu coração. Quando você olha uma das milhares de fotos que você encontra de Mandela na internet, você sempre o encontra sorrindo e de bem com a vida, você não consegue imaginar que esse ser humano tão feliz possa ter passado trinta anos da sua vida encarcerado em uma prisão quente na África do Sul. 

"Você não pode chegar a uma solução para os problemas de uma sociedade sem levar em conta a opinião daquele s que se opõem fortemente a sua opinião. Você precisa encontrar uma maneira de sentar-se à mesa com essa pessoa e entender as razões por trás de uma opinião tão contrária a sua" - Nelson Mandela. 

Extraído de texto de Ricardo Jordão Magalhães - BIZ REVOLUTION

terça-feira, 21 de abril de 2009

Quando me Amei de Verdade

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.E então, pude relaxar.Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.Hoje chamo isso de... Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.Hoje sei que se chama... Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes. Hoje descobri a... Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é... Saber viver!!!

Charles Chaplin

domingo, 5 de abril de 2009

ESTRUTURAS EM REDE

Muito tem se falado sobre a Democratização nos processos de tomada de decisão nas organizações, viabilizada através de novos modelos organizacionais.

A hierarquia representada pelos modelos tradicionais (organogramas matriciais e outras pérolas) sai de cena e entram as chamadas estruturas em "rede", flexíveis, democráticas e horizontais.

Vale algumas reflexões e questionamentos para compartilharmos:



  • Qual a efetividade de uma estrutura em rede? Porque este "novo paradigma" tem avançado tão lentamente nas organizações do primeiro e segundo setor?

  • Como educar os colaboradores para a mudança de modelos mentais e atitudes, de forma a viabilizar processos de transformação nas estruturas organizacionais?

  • Quais os setores da economia em que estruturas em rede podem ter mais sucesso? Porquê?

  • Quem são os principais consultores e pesquisadores sobre este tema no Brasil e no Mundo?

  • Há uma necessidade não atendida no mercado relacionada à este tema? Se sim, podemos pensar em produtos e serviços que atendam ao mercado?

domingo, 22 de março de 2009

ROAD LESS TRAVELED




Two roads diverged in a yellow wood
And sorry I could not travel both
And be one traveler, long I stood
And looked down one as far as I could
To where it bent in the undergrowth

Then took the other as just as fair
And having perhaps the better claim
Because it was grassy and wanted wear
Though as for that, the passing there
Had worn them really about the same

And both that morning equally lay
In leaves no step had trodden black
Oh, I kept the first for another day!
Yet, knowing how way leads onto way
I doubted if I should ever come back

I shall be telling this with a sigh
Somewhere ages and ages hence
Two roads diverged in a wood
And I took the one less traveled by
And that has made all the difference


Robert Frost

sábado, 21 de março de 2009

A vida que vale a pena ser vivida !

Eudaimonia


From Wikipedia, the free encyclopedia



Eudaimonia (Greek: εὐδαιμονία) is a classical Greek word commonly translated as 'happiness'. Etymologically, it consists of the word "eu" ("good" or "well being") and "daimōn" ("spirit" or "minor deity", used by extension to mean one's lot or fortune). Although popular usage of the term happiness refers to a state of mind, related to joy or pleasure, eudaimonia rarely has such connotations, and the less subjective "human flourishing" is often preferred as a translation.



Participei de uma palestra no final de 2008 na Fundação Nacional da Qualidade na qual o professor Clóvis de Barros Filho da ECA-USP falou sobre Eudaemonia e a vida que vale a pena ser vivida.



Enquanto muitos aproveitavam essa palestra para rir um pouquinho (o palestrante é muito bem humorado), eu como todo coringa tive insights e questionamentos. Será que a vida que vivo vale a pena para mim? Será que eu persigo a minha Eudaemonia ou a dos outros? Qual a minha Eudaemonia?



Deixo o questionamento para vocês também! Um vida eudaemonica é uma vida que vale a pena porque têm sentido e fim nela mesma.

sexta-feira, 20 de março de 2009


Ontem, dia 19 de março, dois curingas estiveram no Epicentro - evento inspirado no TED - onde pessoas comuns, empreendedores, inventores, intelectuais, enfim - qualquer um que tenha uma idéia bombástica e que esteja lutando por sua realização pode divulgar seu projeto ou idéia. Foram diversas palestras em um espaço pequeno para todos os que estavam presentes - como chegamos cedo - ficamos na primeira fileira. Logo de cara uma bomba: Somos Gênios Idiotas - uma apresentação de Luciano Pires muito bem feita sobre como existem hoje mais pessoas entre o Medíocre e o Idiota, do que entre o Medíocre e o Gênio, uma reflexão sobre tudo aquilo que "engolimos" mente abaixo, que vem em sua maioria desta entidade "maligna" generalizada como Mídia - e uma idéia: aulas na escola, desde o primário até o colegial, para educar o povo a ler, criticar e interpretar notícias. Interessante...
Seguiram-se palestras sobre Crowdsourcing, que, na minha opinião é um dos grandes componentes da Nova Economia (vide wikipedia) - com a idéia do Capitalismo Direto - onde, via redes organizadas, conseguiríamos uma participação efetiva da população nas decisões políticas, começando pelas comunidades de bairros e subprefeituras. O brother do Mais Tempo, um muleque, empreendedor que fez sua primeira empresa com 13 anos e hoje é um guru mundial da administração do tempo; um outro, defensor fervoroso do software livre - um gordinho que deve ter sido o maior astro da Campus Party - que com certeza não conseguiu tantos aplausos em meio a uma plateia mais "tradiça"; Um senhor geólogo de 70 anos, doidaço, defendeu a tese de que o petróleo nunca vai acabar e que todas as preocupações ambientais hoje são terrorismo para segurar os países pobres "Vamos queimar petróleo minha gente, é isso que vai dar emprego pro povo, deixa queimar a Amazónia" e "a vida na terra vai acabar muito antes de acabar o petróleo, então por que estamos preocupados?", "Efeito estufa não existe", foram algumas pérolas. Mas também alguns bons argumentos sobre como o efeito de aquecimento global e subida do nível do mar não são causados pelo homem. Bons questionamentos.
O rapaz que criou aquela loja de informática "Plug & Use" e mais mil outros empreendimentos, hoje é um "caçador de empreendedores", tem um programa na TV Ideal sobre isso inclusive, falando sobre auto conhecimento (it all comes down to it - observação minha) Aleksandar Mandic, na minha opinião, deu o melhor depoimento de um empreendedor de sucesso com uma boa idéia na cabeça e vontade de fazer na mão - desiludido com um emprego que rejeitou sua boa idéia - fez seu projeto no trabalho virar seu ganha-pão - e em 4 anos estava faturando 2 milhões, praticamente sem custo algum. Ótimas lições sobre o que você precisa ter pra fazer a virada - e o principal é que a sua vontade tem que ser maior do que seu medo. Mais uma palestra sobre Venture Capital (interessante para empreendedorismo, inclusive social), a moça que inventou o método Quantum de avaliação pessoal falou sobre motivação pra seguir em frente, perseverança e resiliência pra tomar tombos e levantar-se com força pra continuar, e um assessor de um político do Rio de Janeiro que vale um post, pois foi realmente um empreendedor social em um mar de canalhas (também não boto minha mão no fogo, mas pareceu interessante). Tive que ir embora às 10 pras oito da noite, sem ver algumas palestras.

Deu pra ver que o evento foi diversificado, com um formato que pode ser melhorado - até um pouco sonhador no início, com idéias utópicas e poucas coisas que realmente viraram dinheiro ou com potencial direto pra melhorar a vida das pessoas em curto prazo. Ainda assim foi uma ótima fuga do trivial e um encontro com pessoas que também estão cansadas das amarras, da matriz - curingas que querem fazer seu próprio caminho. Boas idéias surgiram com certeza, e aquele bicho que a gente tem aqui dentro da cabeça ficou mais agitado. Principalmente a idéia de que idéia não existe sem vontade e energia pra realizá-la. Os três empreendedores reais que se apresentaram, na minha opinião, foram os mais interessantes e inspiradores. A iniciativa está de parabéns e desejo sucesso na repercussão e na próxima edição, que será em Outubro em São Caetano. Vou acompanhar os fóruns que devem aparecer e trazer boas discussões. Sobre algumas pessoas que falei aqui, vale a pena um post individual e os links para seus blogs. Deixo para o curinga Fabio a missão de dar sua opinião também.

Abraços e mãos à obra!







quinta-feira, 12 de março de 2009