Você já olhou para fora da janela hoje?

...
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Brasil - Agora Vai! Vai?

 Esta semana ouvi diversos comentários motivados por recentes acontecimentos que envolveram sentimentos nacionalistas e candidatos à república (por sinal vamos ver pesquisas todo dia, guenta!): apagão, olimpíadas, acidente no Rodoanel, declarações "lulísticas" - é uma empolgação só: os problemas são passageiros, pequenas falhas, 'lapsos' que devem ser perdoados, pois o país está crescendo! - sim.
 E aí? Vai bem? E a pobreza, a corrupção, a falta de planejamento nas cidades e as leis que não são cumpridas e regulamentos que não são fiscalizados? É pra comemorar o crescimento ou pra chorar diante do fato que temos um dos mais baixos índices de compreensão de texto (quase 80% dos alunos que concluem a 8ª série se tornam candidatos a analfabetos funcionais)?
Existe sim uma crise de personalidade. Como Carlos Nader coloca em seu ótimo artigo da Revista Trip, estamos na adolescência do país, eufóricos com as mudanças. Sinto um pouco isso - uma fala que às vezes é grossa e comprometida, às vezes é fina e infantil, debochada - ainda. Nao sei mais se a coisa vai bem ou mal, ou se só está seguindo um caminho torto de desenvolvimento. Marcelo Tas mostra uma visão excelente da questão em seu Blog, dizendo que o Brasil é a Terra da Bipolaridade e da Ejaculação Precoce! Em uma crítica sutil aos defensores de 'direitas e esquerdas', coloca na mesa os comentários da edição do The Economist (cuja capa mostra a imagem acima) e a declaração do Ministro Lobão,dizendo que 'apagão é um caso encerrado'.

Falando nisso, gostei de uma frase da The Economist: O Brasil se destaca no BRIC pois diferentemente da China, é uma democracia; diferentemente da India, não possui conflitos étnicos ou religiosos; diferentemente da Russia, exporta mais que Petróleo e Armas e trata investidores estrangeiros com respeito. Numa matéria motivada também pela indicação do Rio como cidade-sede das olimpíadas, vemos um resumo interessante dos últimos 20 anos de nossa economia (link para a matéria abaixo).
Claro que não é dever de uma The Economist cobrar. Marcelo Tas é um guerreiro no meio de jornalistas sem conteúdo e sem memória, que se encaixam nos pólos da batalha e criticam por criticar - ele coloca na área pra gente chutar. Resta a nós Curingas botarmos os pesos e medidas e exigir crescimento sem gafes nem erros do tamanho de meio Brasil.
O Brasil vai e vamos com ele - sejamos co-pilotos responsáveis! Então, o que você vai fazer?


Link para as matérias:






quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PARIS - Crise, Luxo e a Moralização do Capitalismo

Olá amigos Curingas, volto ao assunto com um empurrãozinho de alguns artigos que encontrei e proclamo a discussão de uma Nova Economia!


Proponho que esta discussão seja feita em Paris, degustando brioches, acompanhados por uma taça de champagne local.

Mas sirvam até a metade, afinal, não queremos disperdiçar!


Lá mesmo, Paris, onde onde revolução e o pensamento progressista andam junto com futilidade e etiqueta, gerando uma curiosa reação sobre os efeitos da crise no berço da cultura e do luxo.
Dirigentes de empresas francesas que definem o que é luxo na moda, bebidas e alimentos, mantém a pose, dizem não estar nem pensando na crise, apesar de estarem demitindo. Por outro lado, uma classe de pensadores fala sobre uma nova revolução, a hora de extinguir totalmente o luxo como forma de "purificação moral".

Os mais sensatos veem aí um ótima oportunidade para tocar no assunto da moralização da economia, sugerindo aos vendedores do luxo que baixem seus preços e aos franceses que levem uma vida mais simples. Tomando as rédeas da discussão, Sarkozy juntou-se a Tony Blair e a alguns ganhadores do Nobel nos primeiros dias deste ano (New World, New Capitalism symposium) para dizer que o capitalismo - puramente financeiro - virou um sistema imoral, onde a lógica de mercado está acima de qualquer coisa. Propõe a discussão de um novo capitalismo, sugerindo inclusive uma regulação maior do Estado, ou de uma instituição internacional formada para isso.

A discussão tocou em uma cooperação internacional para um capitalismo responsável, que encoraje a responsabilidade social e ambiental, com regas e métricas mais claras para o mercado financeiro e controle maior dos preços de energia (hum, complicado não?). Sarkozy também falou sobre não aceitar a dominação ideológica dos EUA e sobre políticas protecionistas que devem ser tomadas quando um país faz uma ajuda grande a uma dada indústria, como está ocorrendo na indústria automobilística. (Hum, por essas e por outras muitos dirigentes de países convidados não compareceram).

Contradições à parte, não será nada fácil... Espero que a discussão traga novos caminhos que não sejam barrados e nem caiam nas nuvens dos problemas muito difíceis de serem discutidos...

Um capitalismo "mais moral" é subjetivo o bastante para você caro Curinga? Continuemos otimistas.

Para finalizar a "provocação". No último dia 14, em um encontro de estudantes budistas em Varanasi, sua santidade o Dalai Lama disse que a causa da crise econômica é uma crise moral mundial - "o egoísmo e a falta de espiritualidade e cultura no mundo são as causas-chave da crise no mercado financeiro mundial" - "as pessoas esqueceram como suas próprias riquezas e as dos outros estão conectadas". Disse também que a solução está em reconhecer nossa interdependência, o valor da educação e a proteção do meio ambiente, que precisamos diminuir nosso interesse pelo consumismo, sermos menos egoístas e entendermos que se queremos sobreviver e sermos felizes, todos devemos sobreviver em conjunto.

No dia 2 de abril, em Londres, o grupo de Sarkozy e Blair se reunirá de novo para definir a estrutura de um novo sistema capitalista. Vamos acompanhar. O que você acha que deve constar nesta estrutura?


Boa discussão, e por favor alguém me passa o foi-gras para eu passar no pão...

Pra quem quiser ver mais, baseei-me nos artigos:

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Uma visão integral sobre as eleições nos EUA

Quem é melhor? Obama, Hillary, ou será McCain? Democratas ou Republicanos?

Neste vídeo Ken Wilber aproveita o tema das eleições norte-americanas para discutir sobre direita-esquerda, divisões dentro dos dois lados, o que pode ser uma nova frente e o que realmente o aflige. 

Se você tiver meia hora, vale a pena assistir para ter contato com um pouco do pensamento integral aplicado na política, na formação de grupos e em como lidar de forma integral com a coletividade em todos os níveis de desenvolvimento. 

Ken Wilber - "Integral 'Third Way" Politics'

No You Tube há vários vídeos interessantes de Ken Wilber - é interessante ver a sua figura e a forma fácil com que ele se expressa. Eu não imaginava ele assim. E vocês, o que acharam do tio Ken? E sua visão sobre o futuro da política?