Você já olhou para fora da janela hoje?

...
Mostrando postagens com marcador Desenvolvimento Integral. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Desenvolvimento Integral. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de janeiro de 2009

Um 2009 inspirado

Queria desejar um ótimo 2009 nessa primeira postagem do ano. Que tenhamos um ano de muitas idéias e de muita ação também, com êxitos e iluminação para a jornada de cada um.

E para lhes inspirar, indico visitarem o site de um artista bem peculiar, que pinta o ser humano integral, conectado com seu corpo, mente, espírito e natureza. Algumas destas pinturas são feitas a partir de experiências místicas. Além da precisão anatômica e beleza das cores, suas pinturas são uma forma interessante de visualizar o mundo de forma não-dual, cada um de nós como parte de um todo mutante e em evolução, e como se dá a interação com esse todo.

Alex vê a missão da sua arte como uma forma de ilustrar a alma e exercitar a percepção interior e ligação com o divino, para uma sociedade tão acostumada a perceber somente o aspecto exterior das coisas. Boas inspirações!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Uma visão integral sobre as eleições nos EUA

Quem é melhor? Obama, Hillary, ou será McCain? Democratas ou Republicanos?

Neste vídeo Ken Wilber aproveita o tema das eleições norte-americanas para discutir sobre direita-esquerda, divisões dentro dos dois lados, o que pode ser uma nova frente e o que realmente o aflige. 

Se você tiver meia hora, vale a pena assistir para ter contato com um pouco do pensamento integral aplicado na política, na formação de grupos e em como lidar de forma integral com a coletividade em todos os níveis de desenvolvimento. 

Ken Wilber - "Integral 'Third Way" Politics'

No You Tube há vários vídeos interessantes de Ken Wilber - é interessante ver a sua figura e a forma fácil com que ele se expressa. Eu não imaginava ele assim. E vocês, o que acharam do tio Ken? E sua visão sobre o futuro da política?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PLANOS DE DESENVOLVIMENTO

Ahh...As empresas adoram falar em Plano de Desenvolvimento...

Mas será que os modelos utilizados atualmente fazem sentido?

Não sei, mas algo me diz que não. Hoje assisti às apresentações dos projetos dos Estagiários da JC e percebi que a maioria está fazendo folhetos e faturamentos.

Quais são os critérios que as empresas usam para montar estes Planos de Desenvolvimento?

- Competências
- Pontos de Melhoria

Basicamente isso.

E o problema se explica. Porque as competências são somente aquelas ligadas diretamente às atividades profissionais do dia-a-dia e que a empresa enxerga como fundamentais para seu real objetivo - se perpetuar ganhando cada vez mais. Coisas do tipo: inovação e desafio do status quo, liderança em situações adversas, maturidade etc.

Há também o foco para que o "colaborador" (êta nome tosco!) desenvolva seus pontos fracos. E isso, com abordagens superficiais como cursinhos de prateleira e mais projetos do dia-a-dia, além de termos preenchidos em Words que nunca viram realidade.

O que seria um Plano de Desenvolvimento Integral?

Não sei, mas talvez um que possibilite o Desenvolvimento profissional e também pessoal do Ser Humano. As empresas adoram separar os papéis, mas cada vez mais acredito que simplesmente não dá para fazer isso...Se você tem uma vida pessoal detonada, sem saúde, com maus hábitos, não será um gênio maravilhoso no ambiente empresarial...

Assim, um caminho seria definir as competências que respeitem esta Vida Integral que respondam às 5 Saúdes baseadas na Antroposofia:


SAÚDES & COMPETÊNCIAS

  • Física - hábitos saudáveis relacionados ao equilíbrio em alimentação, esportes, horários, etc
  • Espiritual - busca respostas para os dilemas existenciais
  • Intelectual - pensamento estruturado e crítico
  • Emocional - inteligência emocional
  • Social - atuação autêntica no mundo
Será que as grandes corporações vão se abrir e pensar desta forma mais holística? Empresas que ajudariam o funcionário a pensar em si mesmo, para seu próprio bem em sua vida e não somente no trabalho...