Você já olhou para fora da janela hoje?

...
Mostrando postagens com marcador desenvolvimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador desenvolvimento. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Salário e Bônus aumentam a motivação?

De tudo o que é feito no mundo corporativo, o que realmente foi comprovado como ação que traz bons resultados?

Será que não estamos pensando com base em suposições erradas? Será que o modelo mental por trás dos projetos, processos e modismos corporativos não está velho e desgastado?

Algumas dessas questões são debatidas neste vídeo do consultor Norte-Americano Daniel Pink.

Afinal, o que motiva os colaboradores de uma organização? Bônus, Salário, Horário Flexível, Ambiente de Trabalho? Porquê?

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/dan_pink_on_motivation.html

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Conduta Única de Ghandi

Mulher e filho chegam à casa de Ghandi para pedir sua ajuda:

- Paizinho, por favor peça ao meu filho para comer menos açúcar, não sei mais o que fazer com o menino...

Ghandi responde:

- Por favor volte dentro de 1 mês e resolveremos o problema.

Depois de 30 dias, voltam mãe e filho. Ghandi recebe-os com um grande sorriso e diz:

- Menino, páre de comer açucar branco, faz muito mal à sua saúde e...

A mãe interrompe: - Mas, paizinho, por quê nos fez esperar um mês inteiro para dizer isso? Por que não conversou com o menino antes?

- Porque há 30 dias atrás, minha filha, eu também comia açúcar...

Parece que grande parte de nossos problemas como sociedade vêm do fato de estarmos acostumados a ter uma conduta pública e outra pessoal; políticos, executivos e até celebridades querem ser julgados por resultados e publicidade, mas não pelo que acontece entre quatro paredes.

Ghandi acreditava tanto nisso que passou (ao todo) 7 anos preso por discordar repetidamente com a tirania britânica e a classe dominante indiana. E sem mudar suas convicções...

E você, curinga, está em paz consigo mesmo? Consegue falar, sentir e agir as mesmas coisas?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"Além do Materialismo Espiritual"

Este é o livro que está frequentando minha cabeceira nas últimas semanas, do mestre budista Chögyam Trungpa.

"O percurso correto do caminho espiritual é um processo muito sutil e não alguma coisa a que possamos atirar-nos ingenuamente. Existem numerosos desvios que levam a uma distorção egocentrada da espiritualidade; podemos iludir-nos, imaginando que estamos nos desenvolvendo espiritualmente quando, na verdade, não fazemos senão fortalecer nosso egocentrismo por meio de técnicas espirituais. A essa distorção básica pode dar-se o nome de materialismo espiritual."

"Na realidade, não desejamos identificar-nos com os ensinamentos ou vir a ser os ensinamentos. Assim, quando nosso mestre fala em renúncia do ego, tentamos imitar essa renúncia. Cumprimos as formalidades, fazemos os gestos apropriados, mas, na verdade, não queremos sacrificar parte alguma de nosso  modo de vida. Tornamo-nos atores habilidosos e, ao mesmo tempo que brincamos de surdo-mudos com os verdadeiros significados dos ensinamentos, encontramos algum conforto fingindo seguir o caminho."

"Não importa o que possamos usar para chegar à autojustificação: a sabedoria dos livros sagrados, diagramas ou mapas, cálculos matemáticos, fórmulas esotéricas, religião fundamentalista, psicologia profunda, ou qualquer outro mecanismo. ... Toda vez que temos uma noção dualística como, por exemplo: 'Estou fazendo isso porque quero atingir determinado estado de consciência, um determinado estado de ser', automaticamente nos separamos da realidade que somos."

UFF, para mim foi como um SOCO NO FÍGADO, "GUILTY AS CHARGED, YOUR HONOR"!!

E, lendo agora, ainda me fez lembrar dos Scuppies do Léo... ATÉ NOSSA ESPIRITUALIDADE ANDA VAZIA HOJE EM DIA...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ânimo

- Que horas são?

- depende, no Brasil ou em Changai? Ou Beijing, como eles dizem... er... é que esse é meu fuso nesses dias...


Olimpíadas 2008 - atletas de todo mundo dando o máximo para superarem seus limites e os limites de outros atletas cujos recordes estão sendo quebrados. Ao mesmo tempo, em um lugar oposto do globo estamos nós, trabalhadores do Brasil, vendo TV de madrugada...


Vendo meu estado atual esta é uma ótima desculpa para esta falta de ânimo. Mas não é que pode ser verdade? - volta-e-meia me encontro assim - cansado, cabisbaixo, sem vontade de me comunicar com o mundo externo. A cada barreira que encontro tenho vontade de voltar pra casa e dormir um pouco. Sinto-me com 5% do meu potencial ativo. Desconcentrado, desconectado, dormente. Sou um atleta sem número - desafiando meu limite sem concorrer a nenhuma medalha.


Penso nas armadilhas de pique que Robert Pirsig discute em "Zen e a Arte da Manutenção de Bicicletas" - e me culpo por falta de planejamento. Penso na teoria da motivação e penso que de certa forma não devo estar no lugar certo, ou fazendo aquilo que me realiza...


Mas sei que estou fazendo muita coisa para reaizar meus sonhos.


Então vou correr, ou vou no centro, ou recebo um telefonema, um convite para uma cerveja... e o mundo dá uma volta... Pão e circo... motivação no curto prazo vs. ideais de vida... Correr e dormir... necessáro para me manter "na linha"... e você, precisa de algo pra te manter na linha? O que te anima? O que te motiva?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sabe aquela do palhaço?

Um homem marcou uma consulta para ver o psicólogo. Chegando no consultório, ele disse, "Doutor, eu sempre estou deprimido. O que devo fazer?"

O psicólogo fitou seus olhos e disse, "Venha comigo até a janela."

O homem o seguiu. O psicólogo apontou para fora e disse, "Você esta vendo aquela tenda ali à distancia? Bom, tem um novo circo realmente bom na cidade. muitos números para assistir, especialmente os palhaços. E tem um palhaço em particular que é extremamente engraçado. Ele vai fazer você se acabar de rir, de novo e de novo. e veja aquele palhaço e eu garanto que você nunca terá razão para sentir-se deprimido novamente!"

O homem virou-se para o psicólogo com olhos tristes e disse, "Doutor, eu sou aquele palhaço!"



Quem já se sentiu assim antes? Como é ser o "distribuidor de felicidade"?

Responsável pelo bem-estar de tudo e todos, responsável por estar "lá na frente" e trazer esperança e alegria ao mundo.

Sem nunca ter a chance de ser vulnerável, sem nunca ter a chance de pedir ajuda.

Quem já se sentiu assim antes? Eu me sinto, todos os dias.................................

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Qual é o seu Dom?

Nos últimos 8 anos da minha vida (coincide com o começo da faculdade) uma pergunta volta e meia me atormenta...

Qual é o meu dom?

Não saber qual é o seu dom é apenas o início... várias perguntas aparecem como:

Será que o que eu escolhi para trabalhar (que é onde eu passo a maior parte do tempo da minha vida) é a minha área de especialidade? Será que é o que eu sei fazer bem? Quanto tempo vai levar para eu descobrir qual é o meu dom? Será que eu vou descobrir?

Para alguns é fácil identificar qual é o dom... Quantas pessoas não conhecemos que desde pequenos eram ótimos desenhistas, tocavam violão muito bem sem nem mesmo fazer aula, jogavam algum esporte bem melhor que os outros?

Mas e para as pessoas que não têm algum desses dons mais fáceis de perceber, como descobrir?

A fórmula eu ainda não descobri... muitas vezes eu acho que estou muito perto, mas nunca consigo ter certeza.

Lendo algumas coisas à respeito, vi que muitas vezes são os outros que podem te indicar qual é o seu dom... muitas vezes nós estamos tão condicionados a buscar alguma coisa que não conseguimos parar e ver quais são as nossas qualidades.

Talvez um caminho para conseguirmos ter consciência do que realmente somos é o que está indicado abaixo pelo russo. Nos desenvolvendo tanto para fora quanto para dentro nos possibilita ter uma visão de mundo mais completa e ao mesmo tempo aplicá-la para nós mesmos, vendo o que temos de bom, o que realmente fazemos melhor que os outros.

Enquanto estou nessa busca (eterna) do desenvolvimento integral, acho que os melhores caminhos a seguir para encontrar meu dom são: fazer o que me deixa feliz, talvez isso seja um indicativo e continuar perguntando para os amigos e pessoas próximas, o que eles enxergam como o meu diferencial.

E vocês? Já sabem quais são os seus dons?