Você já olhou para fora da janela hoje?

...
Mostrando postagens com marcador Saia do Sofá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saia do Sofá. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Escolhas corporativas e o discurso de Edward Murrow

Caros colegas

Existe verdade na frase: "esqueça seus sonhos e ganhe dinheiro?"
Qualquer um pode se dar bem fazendo o que gosta?

Pra pensar, para quem puder ler, entrego-lhes o discurso de Edward Murrow, que em 1958 peitou um senador americano em plena Guerra Fria e fez um discurso que deveria estar na porta de toda emissora de TV. E deveria também ser discutido em toda escola de negócios, porque provoca o pensar sobre os fins e os meios. É fácil desviar o caminho, difícil é mudar uma história de vícios. O discurso é longo, vale a pena ler a parte final, clicando aqui. Ou cliquem aqui para ver uma parte em vídeo.

Sua batalha com o senador Joseph McCarthy inspirou o filme "Boa noite e boa sorte", de George Clooney, no qual trechos deste discurso são citados.

O link original está no blog do Walter Carrilho, uma dica pra quem quiser dar umas boas risadas e curte uma sátira ao estilo CQC.

sexta-feira, 20 de março de 2009


Ontem, dia 19 de março, dois curingas estiveram no Epicentro - evento inspirado no TED - onde pessoas comuns, empreendedores, inventores, intelectuais, enfim - qualquer um que tenha uma idéia bombástica e que esteja lutando por sua realização pode divulgar seu projeto ou idéia. Foram diversas palestras em um espaço pequeno para todos os que estavam presentes - como chegamos cedo - ficamos na primeira fileira. Logo de cara uma bomba: Somos Gênios Idiotas - uma apresentação de Luciano Pires muito bem feita sobre como existem hoje mais pessoas entre o Medíocre e o Idiota, do que entre o Medíocre e o Gênio, uma reflexão sobre tudo aquilo que "engolimos" mente abaixo, que vem em sua maioria desta entidade "maligna" generalizada como Mídia - e uma idéia: aulas na escola, desde o primário até o colegial, para educar o povo a ler, criticar e interpretar notícias. Interessante...
Seguiram-se palestras sobre Crowdsourcing, que, na minha opinião é um dos grandes componentes da Nova Economia (vide wikipedia) - com a idéia do Capitalismo Direto - onde, via redes organizadas, conseguiríamos uma participação efetiva da população nas decisões políticas, começando pelas comunidades de bairros e subprefeituras. O brother do Mais Tempo, um muleque, empreendedor que fez sua primeira empresa com 13 anos e hoje é um guru mundial da administração do tempo; um outro, defensor fervoroso do software livre - um gordinho que deve ter sido o maior astro da Campus Party - que com certeza não conseguiu tantos aplausos em meio a uma plateia mais "tradiça"; Um senhor geólogo de 70 anos, doidaço, defendeu a tese de que o petróleo nunca vai acabar e que todas as preocupações ambientais hoje são terrorismo para segurar os países pobres "Vamos queimar petróleo minha gente, é isso que vai dar emprego pro povo, deixa queimar a Amazónia" e "a vida na terra vai acabar muito antes de acabar o petróleo, então por que estamos preocupados?", "Efeito estufa não existe", foram algumas pérolas. Mas também alguns bons argumentos sobre como o efeito de aquecimento global e subida do nível do mar não são causados pelo homem. Bons questionamentos.
O rapaz que criou aquela loja de informática "Plug & Use" e mais mil outros empreendimentos, hoje é um "caçador de empreendedores", tem um programa na TV Ideal sobre isso inclusive, falando sobre auto conhecimento (it all comes down to it - observação minha) Aleksandar Mandic, na minha opinião, deu o melhor depoimento de um empreendedor de sucesso com uma boa idéia na cabeça e vontade de fazer na mão - desiludido com um emprego que rejeitou sua boa idéia - fez seu projeto no trabalho virar seu ganha-pão - e em 4 anos estava faturando 2 milhões, praticamente sem custo algum. Ótimas lições sobre o que você precisa ter pra fazer a virada - e o principal é que a sua vontade tem que ser maior do que seu medo. Mais uma palestra sobre Venture Capital (interessante para empreendedorismo, inclusive social), a moça que inventou o método Quantum de avaliação pessoal falou sobre motivação pra seguir em frente, perseverança e resiliência pra tomar tombos e levantar-se com força pra continuar, e um assessor de um político do Rio de Janeiro que vale um post, pois foi realmente um empreendedor social em um mar de canalhas (também não boto minha mão no fogo, mas pareceu interessante). Tive que ir embora às 10 pras oito da noite, sem ver algumas palestras.

Deu pra ver que o evento foi diversificado, com um formato que pode ser melhorado - até um pouco sonhador no início, com idéias utópicas e poucas coisas que realmente viraram dinheiro ou com potencial direto pra melhorar a vida das pessoas em curto prazo. Ainda assim foi uma ótima fuga do trivial e um encontro com pessoas que também estão cansadas das amarras, da matriz - curingas que querem fazer seu próprio caminho. Boas idéias surgiram com certeza, e aquele bicho que a gente tem aqui dentro da cabeça ficou mais agitado. Principalmente a idéia de que idéia não existe sem vontade e energia pra realizá-la. Os três empreendedores reais que se apresentaram, na minha opinião, foram os mais interessantes e inspiradores. A iniciativa está de parabéns e desejo sucesso na repercussão e na próxima edição, que será em Outubro em São Caetano. Vou acompanhar os fóruns que devem aparecer e trazer boas discussões. Sobre algumas pessoas que falei aqui, vale a pena um post individual e os links para seus blogs. Deixo para o curinga Fabio a missão de dar sua opinião também.

Abraços e mãos à obra!







quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Empreendedores do mundo, uni-vos!

2 rápidas idéias "verdes" para adicionar na lista, quem vai achar a coragem?

GreenIrene - "Home makeovers" para tornar sua casa "eco-friendly".
Vegawatt - Reaproveitamento de óleo vegetal de restaurantes para gerar eletricidade e água quente.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Wheels when you want them

O Léo vem falando de uma idéia parecida (ou igual, acho) faz tempo... bom, alguém mais também pensou nisso e já montou uma empresa nos EUA e UK. É a ZipCar, que diz estar redefinindo o modo como as pessoas pensam sobre transportes... menos carros, menos trânsito e menos poluição.

O conceito é que o "assinante" tem acesso a carros para uso "por hora", espalhados por diversos locais da cidade ou país. E recentemente fecharam uma parceria com o ParkAtMyHouse.com, que tem a mesma filosofia, mas pensando em vagas de estacionamento ou garagem. 

Chega de todos aqueles carros eternamente parados nas garagens de prédios ou das imensidões de estacionamentos vazios ocupando terrenos que podem ser melhor utilizados. Not bad, uh?

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Choose Life


Choose Life. Choose a job. Choose a career. Choose a family. Choose a fucking big television, choose washing machines, cars, compact disk players and electrical tin openers. Choose good health, low cholesterol, and dental insurance. Choose fixed interest mortgage repayments. Choose a starter home. Choose your friends. Choose leisurewear and matching luggage. Choose a three-piece suite on hire purchase in a range of fucking fabrics. Choose DIY and wondering who the fuck you are on a Sunday morning. Choose sitting on that couch watching mind-numbling, spirit-crushing game shows, stuffing fucking junk food into your mouth. Choose rotting away at the end of it all, pishing your last in a miserable home, nothing more than an embarrassment to the selfish, fucked up brats you spawned to replace yourself.

Choose your future.

Choose Life.