Você já olhou para fora da janela hoje?

...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Get Up! Parte 4

Duas dicas rápidas:

o site que está aí do lado... http://blog.maistempo.com.br/ com destaque pra entrevista do Ricardo Jordão, dono do site que é a segunda dica: http://www.bizrevolution.com.br/

Uma frase pra mostrar um pouco o que o cara pensa (comentando o desempenho do Brasil nas olimpíadas): 

"O importante é competir, o negócio é tomar uma cervejinha, a saída é ter carteira de trabalho assinada, o insight é ser bronze, é isso aí, o negócio é ser mediocre."

Muito bom... 

Por falar nisso, quando começamos???

Não aguento mais a mediocridade do dia-a-dia. 

Sugiro um trabalho pro próximo encontro... 

O que precisamos fazer para ter o negócio próprio rodando em um mês? Será que conseguimos chegar em uma solução?

Vamos desafiar, como diria uma gerente de franquia de uma empresa que eu conheço, mas dessa vez é no bom sentido...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Talentos Invisíveis

Um texto de Oscar Motomura, o criador de um modelo que ganha em torno de R$ 600 mil por turma de 1 semana de formação na Amana Key.

A cada vez que o leio, vejo o quanto é possível ganhar dinheiro desde que se saiba valorizar seu produto. Em síntese tudo o que ele e a Amana Key dizem é simples e essencial e talvez exatamente por isso se diferencie tanto dos modelos ultra complexos vendidos pelas super consultorias do mercado...

Outro aspecto é que ele sabe muito bem convocar para momentos de reflexão e uma das técnicas principais é perguntar mais do que falar...Vejam como ele faz isso bem no texto em questão.

***********************************************************************************

TALENTOS INVISÍVEIS
Excelentes oportunidades de negócios podem ser perdidas por falta de pessoas bem preparadas. Ou seria porque elas estão ocultas?

Em décadas de trabalho ajudando grandes organizações a reinventar suas estratégias e introduzir inovações radicais, descobri que há muitas coisas que seus próprios líderes desconhecem: espaços vazios no mercado ou oportunidades de parcerias inusitadas, por exemplo. É também o caso dos “custos invisíveis” (o custo de começar muita coisa e não terminar, o custo dos problemas de relacionamento, o custo dos controles excessivosetc.),quenãoaparecemnos demonstrativos de resultados nem nos sistemas de informações gerenciais. Entre todas essas coisas que os líderes desconhecem estão também os talentos ocultos da organização.

São talentos invisíveis. Estão escondidos sob as asas de chefes inseguros, até incompetentes. Ou ocultos por pilhas de trabalhos operacionais muito aquém de seu potencial. É também o caso de pessoas que trabalham para verdadeiros líderes (executivos que estão em busca de talentos o tempo todo) mas que passam despercebidas. Estão tão perto que o líder não consegue enxergá-las. É o caso da secretária- executiva que já está pronta para comandar uma unidade inteira na área de negócios, mas permanece invisível para o chefe e outros diretores. Seu lado “secretária” é tão brilhante que até ofusca o seu lado “executiva”…

Um bioquímico deixou um centro de pesquisa para se tornar um executivo de sucesso em um banco estrangeiro.

Às vezes o talento está oculto até para a própria pessoa. É o caso do bioquímico que, após dez anos de trabalho num centro de pesquisa, muda de área e faz carreira de sucesso como executivo de um banco multinacional. Indagado sobre a causa de sua meteórica ascensão, o cientista a atribui à sua capacidade de resolver problemas complicados: “Descobri apenas que, comparados às equações complexas que tinha de resolver no campo da bioquímica, os problemas típicos de um banco me parecem muito simples”.

E a sua empresa? Como está nessa equação de reserva de talentos como prioridade estratégica? Tentando se curar das ressacas causadas por sucessivos downsizings? Arcando com as conseqüências dos saques contra o futuro, feitos nas últimas décadas sob a forma de cortes nos investimentos em pessoas? Constatando que a estratégia de comprar talentos no mercado tem sérias limitações, principalmente em épocas de escassez global de talentos?

E como resolver de forma realista o atual problema da escassez de talentos? Investindo na detecção e no desenvolvimento dos talentos ocultos da empresa ou do próprio mercado? Resgatando a “equação talentos” e trazendo-a para o centro da agenda estratégica da organização, onde sempre deveria ter estado? Investindo na criação de uma incubadora de talentos? Assegurando um design organizacional inovador, que otimize os talentos existentes, inclusive os ocultos? Adquirindo outras empresas não pelos seus produtos, carteira de clientes ou market share, mas pela reserva de talentos que possuem?

A propósito, como estão os talentos ocultos dos principais líderes da sua empresa? Quantos deles têm enorme capacidade para detectar e desenvolver outros líderes e não sabem?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ânimo

- Que horas são?

- depende, no Brasil ou em Changai? Ou Beijing, como eles dizem... er... é que esse é meu fuso nesses dias...


Olimpíadas 2008 - atletas de todo mundo dando o máximo para superarem seus limites e os limites de outros atletas cujos recordes estão sendo quebrados. Ao mesmo tempo, em um lugar oposto do globo estamos nós, trabalhadores do Brasil, vendo TV de madrugada...


Vendo meu estado atual esta é uma ótima desculpa para esta falta de ânimo. Mas não é que pode ser verdade? - volta-e-meia me encontro assim - cansado, cabisbaixo, sem vontade de me comunicar com o mundo externo. A cada barreira que encontro tenho vontade de voltar pra casa e dormir um pouco. Sinto-me com 5% do meu potencial ativo. Desconcentrado, desconectado, dormente. Sou um atleta sem número - desafiando meu limite sem concorrer a nenhuma medalha.


Penso nas armadilhas de pique que Robert Pirsig discute em "Zen e a Arte da Manutenção de Bicicletas" - e me culpo por falta de planejamento. Penso na teoria da motivação e penso que de certa forma não devo estar no lugar certo, ou fazendo aquilo que me realiza...


Mas sei que estou fazendo muita coisa para reaizar meus sonhos.


Então vou correr, ou vou no centro, ou recebo um telefonema, um convite para uma cerveja... e o mundo dá uma volta... Pão e circo... motivação no curto prazo vs. ideais de vida... Correr e dormir... necessáro para me manter "na linha"... e você, precisa de algo pra te manter na linha? O que te anima? O que te motiva?

domingo, 17 de agosto de 2008

Get Up! Parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=rY4xyTpSgRY&feature=related


Na essência são coisas simples, como a flexibilidade de horário e um maior nível de democracia na tomada de decisões. O Domenico de Masi é amigo do Semler e certamente o influenciou.

O grande diferencial está no fato de que realmente implementam o que falam...diferente do blá, blá, blá corporativo da maioria das empresas.




quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Criatividade - parte 1

Inspiração é sofrimento ou euforia? Foco ou devaneio?

"A criatividade pode ser simbolizada pelo balão tripulado que voa de forma proveitosa porque tem um balanceamento equilibrado entre o gás e o lastro. Com gás demais seu vôo seria incontrolado e perdido; com lastro demais nem sairia do chão.
A criatividade, como nós a entendemos comumente, apresenta também uma necessidade de equilíbrio entre o gás da fantasia e o lastro da realidade. Pouco considerando a realidade, e, portanto, com excesso de fantasia, a idéia nova fica nos ares, não é aproveitada. Se, ao contrário, a idéia contiver um compromisso exagerado com a realidade, ficará no chão sem decolar, e não promoverá inovação alguma."

(J.Predebon- Criatividade Hoje, Editora Atlas)

Já tive meus momentos de extrema inspiração - fim do segundo grau - fazia poesias, todo dia - era briga na família, sonhos e desejos, angústias, problemas do coração, euforia com o primeiro amor - tudo era motivo para escrever, todo dia. Bons tempos. Hoje toda idéia é comemorada.
A mente precisa de folga da correria e renovação dos modelos mentais condicionados. Sim, os curingas estão pesquisando mil maneiras para fazer isso e vamos compartilhar o que for mais interessante aqui.

Começo na tentativa de respirar naquelas horas de cansaço do trabalho, quando na frente da tela do computador você não vê a hora do dia terminar, olha no relógio e vê que ainda são três e meia da tarde - volta o olhar para o webmail aberto na tela e lembra que precisa finalizar um relatório antes de ir embora. E precisa de idéias. Vamos tirar o lastro? (estamos nestes momentos presos num contêiner de preocupações e urgências? ok - Depois vamos tratar das metáforas).

Nessas horas a lista de sites-curinga entra pra ajudar.. Springwise, Wired, YouTube(qdo permitido) ... sites de agências de publicidade como a Santa Clara, e outros.

Hoje vou falar sobre o IDEO.com, o site desta consultoria de Design que não necessariamente produz design, mas que utiliza o design como método. Usando o modelo mental do designer para criar soluções muito criativas (subentende-se diferentes e efetivas) para diferentes questões. Vejam e insiprem-se.

A segunda dica é o blog On-My-Desk, onde nós os visitantes podemos postar fotos de nosso ambiente de trabalho, descrevê-lo e contar porque trabalhamos desta forma. É muito interessante descobrir sobre as loucuras de cada um. Divirtam-se.

Get up! parte 1



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Curingas

Visitantes da toca

O símbolo do curinga é o bobo da corte - aquele que divertia os reis e rainhas fazendo graça - muitas vezes graça dos próprios reis - dizendo a eles o que o povo gostaria de dizer, provocador - ironizava situações ao mostrar os dois lados da moeda, revelando fraquezas da realeza.

O curinga é a carta que muda de valor conforme a situação, que pode mudar de nível, não se prende a postos ou papéis pré-estabelecidos.

O arquétipo do "bobo", representado por um curinga é aquele que vem ao final de uma jornada e antes do início de outra - é aquele que evoca o lúdico, a diversão, a criatividade. Ele pede que aproveitemos o momento e nos conectemos com o agora e com a verdade.

Jostein Gaarder escreveu "O Dia do Curinga" - a história de um menino em uma viagem com seu pai. e nessa viagem descobre um livro que conecta seu passado, presente e futuro. O curinga é um dos personagens deste pequeno livro - é ele quem questiona o status quo e gera a faísca para a construção de uma nova realidade.
Nas palavras do autor: "E ele se encarregará de não permitir que o mundo se acomode. A qualquer momento, em qualquer parte, pode aparecer um pequeno bobo da corte usando um barrete e uma roupa cheia de guizos tilitantes. Ele nos olhará nos olhos e perguntará: "Quem somos? De onde viemos?”.

E você, é um curinga?


Contribua na definição este conceito

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Se piorar, estraga...

OK, depois de toda essa seriedade e muita ideia cabeça, vou me permitir a trazer uma idéia piegas, clichê e velha que dói! (Sim, porque no mundo youtube, "velha" é da semana passada!)

Bem na contra-mão do estilo curinga, alguém poderia dizer!

Então lhes ofereço, "inédito", "sem cortes" e na "versão original"...

Uma das experiências mais libertadoras de suas vidas...

O sonho velado de todo empregado de grandes corporações, de todo cidadão que paga impostos "em dia", e de todo filho que mora com os pais depois dos 25 anos...

Supernova


O Hubble foi o melhor telescópico espacial desenvolvido pela humanidade. Seu projeto começou em meados dos anos 70 e consumiu milhares de dólares, em uma parceria entre a NASA e a ESA (Agência Espacial Européia).


Lançado em 1990 e previsto para ser desativado em 2010, o Hubble tem nos ajudado a descobrir quem somos, de onde viemos e...


A formação de uma Supernova tem sido um dos mistérios mais estudados pelo Hublle em sua breve existência. Trata-se de uma explosão geralmente criada pela morte de uma estrela, formando imagens espetaculares.


A luz emitida por este processo de explosão estelar pode chegar a iluminar toda uma galáxia...E não é que a sonoridade da palavra é boa para o nome de uma consultoria...




Recomendo: Hubble - 18 anos de descobertas (documentário)