Você já olhou para fora da janela hoje?

...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Qual é o seu Dom?

Nos últimos 8 anos da minha vida (coincide com o começo da faculdade) uma pergunta volta e meia me atormenta...

Qual é o meu dom?

Não saber qual é o seu dom é apenas o início... várias perguntas aparecem como:

Será que o que eu escolhi para trabalhar (que é onde eu passo a maior parte do tempo da minha vida) é a minha área de especialidade? Será que é o que eu sei fazer bem? Quanto tempo vai levar para eu descobrir qual é o meu dom? Será que eu vou descobrir?

Para alguns é fácil identificar qual é o dom... Quantas pessoas não conhecemos que desde pequenos eram ótimos desenhistas, tocavam violão muito bem sem nem mesmo fazer aula, jogavam algum esporte bem melhor que os outros?

Mas e para as pessoas que não têm algum desses dons mais fáceis de perceber, como descobrir?

A fórmula eu ainda não descobri... muitas vezes eu acho que estou muito perto, mas nunca consigo ter certeza.

Lendo algumas coisas à respeito, vi que muitas vezes são os outros que podem te indicar qual é o seu dom... muitas vezes nós estamos tão condicionados a buscar alguma coisa que não conseguimos parar e ver quais são as nossas qualidades.

Talvez um caminho para conseguirmos ter consciência do que realmente somos é o que está indicado abaixo pelo russo. Nos desenvolvendo tanto para fora quanto para dentro nos possibilita ter uma visão de mundo mais completa e ao mesmo tempo aplicá-la para nós mesmos, vendo o que temos de bom, o que realmente fazemos melhor que os outros.

Enquanto estou nessa busca (eterna) do desenvolvimento integral, acho que os melhores caminhos a seguir para encontrar meu dom são: fazer o que me deixa feliz, talvez isso seja um indicativo e continuar perguntando para os amigos e pessoas próximas, o que eles enxergam como o meu diferencial.

E vocês? Já sabem quais são os seus dons?

5 comentários:

  1. Fábio, algumas coisas que na minha opinião você faz bem:

    - Perfil analítico - gosta de analisar dados, tem capacidade para focar em apresentações, planilhas, etc, sem ter que sair da mesa a cada 20 minutos (como é o meu caso)

    - Estudo - você definitivamente é um cara que gosta de estudar e mergulha na teoria das coisas. Noto muito isso em relação à Marketing e temas relacionados

    - Habilidade de ouvir - isso você tem e é preciso muito para aguentar 3 malas como nós, que falam mais do que um rádio

    - Sonhador - desenha o futuro e não limita o tamanho dos sonhos

    Estes são os aspectos visíveis para mim. Acho que este exercício de perguntar aos outros sobre quais são os diferenciais é importantíssimo. Mas também há sempre aquele DOM OCULTO, que muitas vezes nasceu conosco, mas por falta de prática está um pouco adormecido. Este, só você poderá encontrar e talvez a infância te traga boas pistas...

    ResponderExcluir
  2. Habilidade de ouvir e MUITA paciencia rsrsrsrsrs

    Bom, tenho pensado muito nesta historia de dom nos ultimos anos e, em especial, nestas duas ultimas semanas... nao tenho a resposta exata para sua pergunta, mas parece que vc esta na trilha certa.

    Agora, posso dizer o seguinte: nosso maior dom tambem pode ser nosso maior tombo. O perigo e' se auto-apaixonar por esta mascara e esquecer que nao somos o dom!

    Tem um ser humano por tras, que precisa entender muito bem a hora de utiliza-lo e o momento de tranca-lo no armario (e com mordaça)!

    Este e' o perigo de empresas que utilizam perfis psicologicos (eneagrama, por exemplo) para identificar em qual area cada um deve trabalhar - se estas ferramentas nao forem utilizadas com muito cuidado, podem criar profissionais muito competentes, mas absolutamente mancos em outras areas da vida.

    ResponderExcluir
  3. Geralmente quem nós achamos que tem um dom nunca descobriu isso conscientemente. Uma hora se viu fazendo bem o que fazia apenas por gostar, sentir-se bem, tentar e se sobressair... aquela história: "sem saber que era impossível, foi lá e fez".

    Eu também sempre questionei isso sobre mim. Principalmente porque o que eu achava que era meu dom não era algo que eu queria e o que eu queria eu definitivamente não tinha o "dom".

    Não gosto de pensar na impossibilidade que você poder ser quem queira. Com paixão, estudo e treino acredito que você consegue fazer tudo (talvez não seja o melhor, mas poderá "competir").

    Pensando muito sobre esse assunto e conectando com umas descobertas mais recentes, até algumas idéias "piegas" (O 8o. Hábito, O Segredo, etc) - que tem tudo a ver com o magnífico desenho "Happy Feet" - como encontrar o "Bliss", de Campbell? Não procurando diretamente - buscando pensar e fazer aquilo que se gosta - buscando sua paixão - e é o sentimento aquele seu guia interno que vai te colocar neste caminho.

    Mesmo assim, às vezes podemos estar muito desviados do caminho do sentimento; por isso a importância do autoconhecimento, do estudo da nossa história, dos nossos pais e da nossa infância (dizem que somos uma continuidade da missão de nossos pais, uma intersecção evoluída); dos nossos padrões de comportamento e das vezes em que fomos felizes e nos destacamos.

    Pode ser pouco romântico e até derrotista, mas por enquanto é o que fez mais sentido para mim.

    ResponderExcluir
  4. OK, encontrar seu dom, o que realmente queremos fazer (ou nascemos para fazer) nao eh facil...

    Mas, recentemente, percebi que, na verdade, sao muitas perguntas em ma soh.

    Geralmente, tentamos saber qual nosso dom, o que fazer com ele, e o que esta ao nosso alcance para fazer ao mesmo tempo.

    A tarefa fica muito dificil, o cerebro trava e nao chegamos a lugar nenhum.

    Acho que eu esclareci algumas coisas ultimamente, e isto de certa forma foi bastante liberador...

    Meu dom = que eu faço bem e sinto prazer fazendo. Nao eh ta dificl descobrir isso: no me caso, ter e discutir ideias, e ligar ideias desconexas juntas para criar algo "maior"... eh soh ver nossa reuniao no ape do Leo, foi facil, bacana, criativo, e me diverti.... esse eh meu dom!!

    Agora, o que fazer com ele e o que eh possivel, sao perguntas totalmente diferentes!!!

    Mas descobrir isso foi liberador, me sint muito melhor agora. Descobri que, nao importa o que vou fazer (ie, em qual negocio vou estar), mas sim o "como" eu vou fazer, como vai ser meu dia-a-dia e como vou aproveitar meu dom!!

    Para mim, esse foi o insight basico que me permitiu decidir largar a vida corporativa e me jogar no assustador mundo do empreendedorismo (em breve). Ou eu faço isso, ou eu nao serei "eu" mesmo.

    Easy choice....

    ResponderExcluir
  5. É velhinho... a gente tem que potencializar esse "dom coletivo" - action!
    Quero rever estes posts daqui há um ano e espero ter "figured it out" um pouco mais...

    ResponderExcluir