Você já olhou para fora da janela hoje?

...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ânimo

- Que horas são?

- depende, no Brasil ou em Changai? Ou Beijing, como eles dizem... er... é que esse é meu fuso nesses dias...


Olimpíadas 2008 - atletas de todo mundo dando o máximo para superarem seus limites e os limites de outros atletas cujos recordes estão sendo quebrados. Ao mesmo tempo, em um lugar oposto do globo estamos nós, trabalhadores do Brasil, vendo TV de madrugada...


Vendo meu estado atual esta é uma ótima desculpa para esta falta de ânimo. Mas não é que pode ser verdade? - volta-e-meia me encontro assim - cansado, cabisbaixo, sem vontade de me comunicar com o mundo externo. A cada barreira que encontro tenho vontade de voltar pra casa e dormir um pouco. Sinto-me com 5% do meu potencial ativo. Desconcentrado, desconectado, dormente. Sou um atleta sem número - desafiando meu limite sem concorrer a nenhuma medalha.


Penso nas armadilhas de pique que Robert Pirsig discute em "Zen e a Arte da Manutenção de Bicicletas" - e me culpo por falta de planejamento. Penso na teoria da motivação e penso que de certa forma não devo estar no lugar certo, ou fazendo aquilo que me realiza...


Mas sei que estou fazendo muita coisa para reaizar meus sonhos.


Então vou correr, ou vou no centro, ou recebo um telefonema, um convite para uma cerveja... e o mundo dá uma volta... Pão e circo... motivação no curto prazo vs. ideais de vida... Correr e dormir... necessáro para me manter "na linha"... e você, precisa de algo pra te manter na linha? O que te anima? O que te motiva?

3 comentários:

  1. Tá difícil viu Leo.. Concordo com muito do que você falou.

    Me sinto anestesiado a maior parte do dia... Impressão que perdi um dia da vida sem fazer nada de útil pra mim mesmo.

    Mas o que me anima mais e me mantém na linha é pensar no futuro... Os projetos que estamos vendo, a ida pra austrália, o casamento... animação com as coisas diárias tá difícil...

    ResponderExcluir
  2. Estes dias levei exatamente este tema para o Dr. Ronaldo, que está fazendo o trabalho de coaching comigo na Antroposofia.

    Tenho percebido que estruturei minha vida com hábitos muito pouco saudáveis, como por exemplo: falta de exercícios, má alimentação, chegar em casa e ligar o computador, jantar e dormir tarde demais, acordar tarde, ler quando estou cansado demais, pouco tempo sem fazer nada, etc...

    Meu desafio pessoal agora é começar a mudar esta agenda. Ontem fiz algumas coisas diferentes e me senti bem melhor. Vamos ver se consigo manter as mudanças, o que é uma coisa dura...

    ResponderExcluir
  3. Buscando apoio no "Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas": o problema é que você (e todos nós) quer decidir ao mesmo tempo o quê, como e em que ordem fazer para mudar a vida, o que torna tudo muito difícil.

    Minha sugestão é identificar algumas das principais coisas que te fazem sentir assim, "sem vida". Depois escohe uma para mudar, depois outra, etc...

    Claro, isso é muito bonito em teoria e mais difícil na prática, então quer uma sugestão boa mesmo? Aproveita que tá solteiro e não deve nada para ninguém, larga este trabalho que não agrega nada e só suga sua energia e vai fazer alguma coisa boa na vida, algo que te faça sentir VIVO!!

    Mais sobre isso no meu próximo post.

    ResponderExcluir