Você já olhou para fora da janela hoje?

...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

La Montera, Gestalt y Travesía

Howard Gardner, professor de cognição e educação de Harvard, em sua teoria de Inteligência Múltipla, define nove tipos de "inteligência" que podem ser observados em seres humanos. (Para saber mais, veja também a página do Project Zero)

Pessoalmente, acredito que, para atingir nosso pleno potencial de desenvolvimento, precisamos nos aprofundar em dois tipos de inteligência: interpessoal (sensibilidade para humores, sentimentos, temperamentos e motivações do OUTRO, empatia e habilidade de cooperar e relacionar-se em grupos) e intrapessoal (auto-conhecimento, consciência e capacidade de entender as próprias emoções, objetivos e motivações).

A maioria das pessoas que conheço têm um tipo bastante desenvolvido, enquanto apresenta dificuldades com o outro. Normalmente, classificamos as pessoas como "introvertidas" ou "extrovertidas".

Para nossa sorte, há muitos curingas espalhados pelo mundo ajudando a trilhar este caminho, a atingir nosso pleno potencial e encontrar nossa essência.

Um deles é o terapeuta Ramón Resina, fundador do La Montera, centro de Gestalt para psicoterapia e artes cênicas. Entre as diversas atividades desenvolvidas na escola, me chamou especial atenção a "Travesía".

Segundo o site, a Travesía consiste em uma viagem de 16 dias, partindo de Sevilha em direção ao deserto de Merzouga, situado no sul de Marrocos. O grupo convive em uma serie de situações intensas, numa viagem não somente física, mas também interior. A solidão e a natureza do deserto são propícios para meditação, para conhecer os limites de cada um e por em evidência a importância do equilíbrio nas relações.

E, não poderia ser diferente, o grupo é acompanhado pelo próprio Ramón Resina.

A próxima Travesía está marcada entre 22 de dezembro de 2009 e 07 de janeiro de 2010.

Nada mal para quem encara o Ano Novo como uma experiência de "renascimento", mas com certeza coisa para quem quer ver o mundo de uma forma diferente. Quem se arrisca?

3 comentários:

  1. Há um livro do Carl G. Jung chamado "Tipos Psicológicos", no qual ele apresenta seus 4 tipos. São duas variações do extrovertido e duas do introvertido.

    Recomendo também "Memórias, Sonhos e Reflexões", autobiografia de Jung.

    Bacana o site do Project Zero!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que Jung concorde comigo!!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAAA

    Ta bom, seu eu nao tirar uma com minha cara, quem vai...

    ResponderExcluir
  3. Legal essa viagem. Até lá aprendemos a abandonar(desapegar?) o urgente(rotina?) e abraçar(ver?) o importante.
    Te vejo em Sevilha

    Ken Wilber baseia os Quatro Quadrantes nessa relação dentro/fora.
    Vamos ver mais sobre isso. É um assunto grande pra nós.

    ResponderExcluir