Você já olhou para fora da janela hoje?

...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Criatividade - parte 1

Inspiração é sofrimento ou euforia? Foco ou devaneio?

"A criatividade pode ser simbolizada pelo balão tripulado que voa de forma proveitosa porque tem um balanceamento equilibrado entre o gás e o lastro. Com gás demais seu vôo seria incontrolado e perdido; com lastro demais nem sairia do chão.
A criatividade, como nós a entendemos comumente, apresenta também uma necessidade de equilíbrio entre o gás da fantasia e o lastro da realidade. Pouco considerando a realidade, e, portanto, com excesso de fantasia, a idéia nova fica nos ares, não é aproveitada. Se, ao contrário, a idéia contiver um compromisso exagerado com a realidade, ficará no chão sem decolar, e não promoverá inovação alguma."

(J.Predebon- Criatividade Hoje, Editora Atlas)

Já tive meus momentos de extrema inspiração - fim do segundo grau - fazia poesias, todo dia - era briga na família, sonhos e desejos, angústias, problemas do coração, euforia com o primeiro amor - tudo era motivo para escrever, todo dia. Bons tempos. Hoje toda idéia é comemorada.
A mente precisa de folga da correria e renovação dos modelos mentais condicionados. Sim, os curingas estão pesquisando mil maneiras para fazer isso e vamos compartilhar o que for mais interessante aqui.

Começo na tentativa de respirar naquelas horas de cansaço do trabalho, quando na frente da tela do computador você não vê a hora do dia terminar, olha no relógio e vê que ainda são três e meia da tarde - volta o olhar para o webmail aberto na tela e lembra que precisa finalizar um relatório antes de ir embora. E precisa de idéias. Vamos tirar o lastro? (estamos nestes momentos presos num contêiner de preocupações e urgências? ok - Depois vamos tratar das metáforas).

Nessas horas a lista de sites-curinga entra pra ajudar.. Springwise, Wired, YouTube(qdo permitido) ... sites de agências de publicidade como a Santa Clara, e outros.

Hoje vou falar sobre o IDEO.com, o site desta consultoria de Design que não necessariamente produz design, mas que utiliza o design como método. Usando o modelo mental do designer para criar soluções muito criativas (subentende-se diferentes e efetivas) para diferentes questões. Vejam e insiprem-se.

A segunda dica é o blog On-My-Desk, onde nós os visitantes podemos postar fotos de nosso ambiente de trabalho, descrevê-lo e contar porque trabalhamos desta forma. É muito interessante descobrir sobre as loucuras de cada um. Divirtam-se.

3 comentários:

  1. http://www.confuciussays.cc/blog/

    Um curinga foi pra China e de lá fala sobre o consumidor chinês e tendências de consumo emergentes. Ele está ganhando pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Boas referências.

    Um dos grandes desafios é levar a prática da criatividade para o dia-a-dia de organizações que ensinam tudo para que não sejamos criativos...

    Estou buscando mais referências de como praticar estes "momentos criativos"

    ResponderExcluir
  3. Em breve um wrap up (ou vários, em pequenas doses) de maneiras de atiçar a criatividade vindos dos IMAGINEERINGS, Cirque Du Soleil e Leonardo da Vinci...

    Pra mim correr é muito bom pra refrescar as idéias. No trabalho, quando a coisa travo eu levanto da cadeira, dou uma volta no andar e olho pra fora da janela por alguns instantes... tenho um pouco de déficit de atenção(interesse?) no trabalho... e isso me ajuda também nesse sentido.
    Ótima idéia do blog ficar fechado...

    ResponderExcluir