Você já olhou para fora da janela hoje?

...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Conduta Única de Ghandi

Mulher e filho chegam à casa de Ghandi para pedir sua ajuda:

- Paizinho, por favor peça ao meu filho para comer menos açúcar, não sei mais o que fazer com o menino...

Ghandi responde:

- Por favor volte dentro de 1 mês e resolveremos o problema.

Depois de 30 dias, voltam mãe e filho. Ghandi recebe-os com um grande sorriso e diz:

- Menino, páre de comer açucar branco, faz muito mal à sua saúde e...

A mãe interrompe: - Mas, paizinho, por quê nos fez esperar um mês inteiro para dizer isso? Por que não conversou com o menino antes?

- Porque há 30 dias atrás, minha filha, eu também comia açúcar...

Parece que grande parte de nossos problemas como sociedade vêm do fato de estarmos acostumados a ter uma conduta pública e outra pessoal; políticos, executivos e até celebridades querem ser julgados por resultados e publicidade, mas não pelo que acontece entre quatro paredes.

Ghandi acreditava tanto nisso que passou (ao todo) 7 anos preso por discordar repetidamente com a tirania britânica e a classe dominante indiana. E sem mudar suas convicções...

E você, curinga, está em paz consigo mesmo? Consegue falar, sentir e agir as mesmas coisas?

3 comentários:

  1. Tenho conseguido mais que antes.
    O mais engraçado é que agora sempre que eu ajo de uma forma diferente do pensamento eu me irrito absurdamente comigo mesmo... cada vez mais...

    ResponderExcluir
  2. Porque temos tanta dificuldade de aplicar as coisas maravilhosas que lemos ou conhecemos?

    Eu tenho imensa dificuldade nisso. Acho que aplico uns 10% ou menos...

    ResponderExcluir
  3. Dani, essa dificuldade é inata a todos nós, mas no caso do ego 7, fica mais evidente, pela tendência de preferir o mundo das idéias à prática e de gostar de "colecionar" ferramentas... (ok, ficou meio superficial a explicação, mas é isto mesmo em linhas gerais)

    ResponderExcluir