Você já olhou para fora da janela hoje?

...

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Uma visão integral sobre as eleições nos EUA

Quem é melhor? Obama, Hillary, ou será McCain? Democratas ou Republicanos?

Neste vídeo Ken Wilber aproveita o tema das eleições norte-americanas para discutir sobre direita-esquerda, divisões dentro dos dois lados, o que pode ser uma nova frente e o que realmente o aflige. 

Se você tiver meia hora, vale a pena assistir para ter contato com um pouco do pensamento integral aplicado na política, na formação de grupos e em como lidar de forma integral com a coletividade em todos os níveis de desenvolvimento. 

Ken Wilber - "Integral 'Third Way" Politics'

No You Tube há vários vídeos interessantes de Ken Wilber - é interessante ver a sua figura e a forma fácil com que ele se expressa. Eu não imaginava ele assim. E vocês, o que acharam do tio Ken? E sua visão sobre o futuro da política?

9 comentários:

  1. Ainda vou assistir ao vídeo.

    Uma das coisas que noto em alguns vídeos que assisti é que certas pessoas tem uma atitude de endeusar o cara. Isso é foda pois acaba recriando uma velha lógica de superioridade que está presente em tantas religiões que andam por aí...

    E o pior é que me parece que isto seria a última coisa que o tio Ken quer. Não é a toa que é tão difícil criar movimentos de mudança no mundo.

    Por fim, só espero que o Obama vença este fantasma chamado Mcain e esta boneca inflável da Palin. Realmente me parece uma eleição do melhor contra o pior nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Tb acho que não pode endeusar - respeitar e até admirar é diferente de endeusar - afinal o cara é humano como nós.

    Um aspecto que eu não gosto muito é que ele gosta de falar que ele desenvolveu, ele fez, ele descobriu - ou seja, gosta de se creditar e de ser creditado. O próprio Ari o defende quando diz que o Ken desbancou diversas teorias.
    Na verdade o que ele fez foi apontar onde as teorias existentes deixam "espaços em branco", excesso de julgamento ou cometem erros de categoria, de acordo com os três olhos - Levando então o conhecimento de muitos lados das discussões, é capaz de tornar-los mais completos e abrangentes, mas de forma que ainda pode ser totalmente questionados ou complementados por teorias ainda não formuladas ou testadas.

    Se não houvessem as teorias originais, nenhum conhecimento seria aprimorado. Assim, na minha opinião, o mais interessante é conhecer o modelo integrativo. Conhecer a opinião do K.W. sobre os diversos assuntos é interessante para entender seu raciocínio e sua lógica e aprender com isso - sem esquecer que em nenhum momento ele está acima de qualquer questionamento.

    Bom, justamente o que ele diz no vídeo é que o que você espera está mais difícil de acontecer...

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que é pior, o McCain lá ou a Marta em primeiro lugar nas pesquisas dizendo na TV que vai dar Internet Wi-fi grátis pra cidade inteira... que triste!

    ResponderExcluir
  4. A discussão na política por aqui é ridícula. No debate da Band na semana passada era algo do tipo: "sou melhor do que você porquê vou construir 21 CEU's em vez dos seus 19"...

    Cadê a discussão anterior??? Precisamos de CEU's??? Cadê a qualidade na Educação? O que é uma Educação para o futuro? Formar mão de obra para a indústria? Indústria no século XXI?

    ResponderExcluir
  5. Tô aqui, porra!!!!

    E, para polemizar, por quê o preconceito com o McCain???

    O cara é um republicano com viés para o centro, ou seja, bom para economia (essa do Consenso de Washington, mercados livres, competição, etc..., a mesma do "ame-a ou deixe-a"), mas sem as estupidezes radicais do Bush (radicalismo "cristão", "eixo do mal", etc...).

    Além disso, como senador, votou muitas vezes contra o partido Republicano (e outras a favor).

    Ao contrário do Obama, que come na mão do establishment democrata e votou 100% das vezes com o partido.

    Já imaginaram o perigo disso? Tanto o Senado como a Câmara estão nas mãos dos Democratas, e agora o presidente também é um democrata que SEMPRE vota a favor do partido.

    Onde ficam os checks & balances de uma democracia saudável?

    Onde estará a diversidade que permite nossa verdadeira evolução?

    Foi este um dos grandes problemas do governo Bush, que teve por mais de 4 anos este alinhamento, Casa Branca, Senado e Câmara dominados por republicanos. Deu no que deu...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa...
    Acho que os republicanos se queimaram muito ultimamente e estão em baixa junto com a popularidade do Bush. Mesmo o voto sobre o auxílio aos bancos foi uma "birra" idiota. aí o desbalanceamento de partidos no poder acaba sendo pior do que quem será presidente.

    O problema para quem tem uma visão democrata é o efeito futuro que mais um presidente republicano terá sobre a câmara. Virar democrata ele não vai.

    Sobre o McCain, o principal preconceito generaliza o fato dele ser republicano, vir de uma família de militares e assim representar o modelo conservador e paternalista (aliás há muitas criticas a ele falando sobre esteaspecto quando ele estava no exército) - por ter desde cedo participado de uma aristocracia americana de direita, como isso irá influenciar suas atitudes? Ele votou contra Bush algumas vezes, mas também votou a favor do ataque ao Iraque em 2002, e, apesar de questionar a forma como as coisas foram feitas, defendeu o aumento das tropas no iraque em 2007.
    Pelo pouco que vi ele tem visões positivas sobre o meio ambiente, violência, abusos corporativos e é correto. Tem personalidade forte para defender seus ideais.
    Sua formação é bem simples e ele passou a maior parte da sua vida fazendo política do lado do exército. Isso também me preocupa.
    Sobre o Obama, apesar da sua história atípica, luta de classes e raça e formaçào como advogado em harvard, só o vi criticar o trabalho dos outros, não vi coisas que ele fez para mudar.

    Quem tiver mais informações compartilhe...

    ResponderExcluir