Você já olhou para fora da janela hoje?

...

sábado, 21 de março de 2009

A vida que vale a pena ser vivida !

Eudaimonia


From Wikipedia, the free encyclopedia



Eudaimonia (Greek: εὐδαιμονία) is a classical Greek word commonly translated as 'happiness'. Etymologically, it consists of the word "eu" ("good" or "well being") and "daimōn" ("spirit" or "minor deity", used by extension to mean one's lot or fortune). Although popular usage of the term happiness refers to a state of mind, related to joy or pleasure, eudaimonia rarely has such connotations, and the less subjective "human flourishing" is often preferred as a translation.



Participei de uma palestra no final de 2008 na Fundação Nacional da Qualidade na qual o professor Clóvis de Barros Filho da ECA-USP falou sobre Eudaemonia e a vida que vale a pena ser vivida.



Enquanto muitos aproveitavam essa palestra para rir um pouquinho (o palestrante é muito bem humorado), eu como todo coringa tive insights e questionamentos. Será que a vida que vivo vale a pena para mim? Será que eu persigo a minha Eudaemonia ou a dos outros? Qual a minha Eudaemonia?



Deixo o questionamento para vocês também! Um vida eudaemonica é uma vida que vale a pena porque têm sentido e fim nela mesma.

5 comentários:

  1. Aeeee Fabio!!

    Seja bem-vindo ao Blog!

    Quanto a sua pergunta, eu estou buscando esse sentido... Acho que estou mais perto do que há 1 ano atrás, mas ainda muito longe no geral.

    Abs

    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo primeiro Post!

    Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares! Acho que existia um comichão em mim desde a infância, uma ânsia por algo mais - por sair das amarras invisíveis e virar o protagonista da minha jornada - na falta da melhor orientação na infância, estou buscando há alguns anos identificar os limites internos e buscar esse caminho de sincronismo com uma missão... acho que o importante é nunca desistir, fazer a pergunta sempre, mas com harmonia para a proveitar o que há de bom hoje - nessa jornada o importante é o caminho - e eu escolho o menos atravessado...

    ResponderExcluir
  3. "A vida que vale a pena ser vivida"... Acho que antes de saber se estamos vivendo isso ou não, precisamos entender.
    Afinal, o que é "a vida que vale a pena ser vivida"?
    Sai pertuntando isso na rua, e 99% dos homens responderão: dinheiro pra caralho, um avião executivo da Embraer (hehe), mulheres das mais variadas belezas, melhor comida do mundo, etc. Pergunta para a mulher e a resposta diferirá nos objetos de desejo, mas não na essência.
    Nossa sociedade está com os valores tão distorcidos que os prazeres mundanos reinam sobre tudo. Consumir = felicidade.
    Se eu falasse que minha "vida que vale a pena viver" seria achar uma mulher que amo, com quem tenha filhos, que eu faça uma família unida onde reina o amor e ter um trabalho que ao mesmo tempo me sustente mas também me dê uma sensação de realização, parecerei louco, burro ou mesmo viado, por essa história de desejar UMA mulher e pela "coisinha de falar de amor".
    Mas mesmo parecendo contra a maré, cada vez mais vejo que sou anormal nesta sociedade, porque valorizo a família, abro mão de certo prazeres por ela, porque valorizo uma vida espiritual, porque valorizo uma boa música.
    Não sabia que o certo é abandonar a família para viver meus próprios prazeres, que ateísmo é a prova de que sou inteligente e penso mais que tantos teólogos e que o que o bom mesmo é funk de morro.
    Mas para mim isso é a vida que quero viver. E para você?
    Bom, acho que foi bom para começar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Talvez o segredo não seja buscar ou querer X, Y ou Z da vida, não importa se é amor, família, mulheres ou poder...

    Talvez vida que vale a pena ser vivida é aquela em que conseguimos viver o momento ATUAL exatamente como ele é, sem julgamentos, nem apego, medo ou desejo... apenas embraçamos o que a vida nos apresenta e lidamos com as situações exatamente como elas são, sejam elas tristes, alegres, "desafiadoras" ou "monótonas"...

    E o caminho para isso? Nào sei exatamente ainda, até pq não se pode teorizar sobre este caminho, ele tem que ser vivido, mas tenho certeza que começa com um auto-conhecimento muito mais profundo do que estamos habituados a lidar...

    ResponderExcluir
  5. Qual foram os 5 momentos mais especiais da sua vida?

    O que você sentiu nestes momentos?

    Para mim, "viver uma vida que valha a pena", é buscar caminhos para atingir este "estado de alma" vivenciado nestes momentos especiais.

    ResponderExcluir