Você já olhou para fora da janela hoje?

...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A Busca pela Sabedoria

Era uma vez um jovem que visitou um grande sábio para perguntar-lhe como é que se deveria viver para adquirir a sabedoria. O ancião, ao invés de responder, propôs um desafio:

- Vou encher uma colher de azeite e você vai percorrer todos os cantos deste lugar, mas não deixe derramar uma gota sequer.

Após ter concordado, o jovem saiu com a colher na mão andando com passos pequenos, olhando fixamente para ela e segurando-a com muita firmeza. Ao voltar, orgulhoso por ter conseguido cumprir a tarefa, mostrou a colher ao ancião, que perguntou:

- Você viu as belíssimas árvores que havia no caminho? Sentiu os aromas das flores maravilhosas do jardim? Escutou o canto dos pássaros?

Sem entender muito o porquê disso tudo, o jovem respondeu que não, e o ancião disse:

- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida; vivendo apenas para cumprir suas obrigações sem usufruir das maravilhas do mundo. Assim nunca será sábio.

Em seguida, pediu para o jovem repetir a tarefa, mas desta vez observando tudo pelo caminho. E lá foi o rapaz com a colher na mão, olhando e se encantando com tudo. Esqueceu da colher e passou a observar as árvores, cheirar as flores e ouvir os pássaros. Ao voltar, o ancião perguntou se ele viu tudo e o jovem extasiado disse que sim. O velho sábio pediu para ver a colher e o jovem percebeu que tinha derramado todo o conteúdo pelo caminho.

E o ancião disse:

- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida, vivendo para as alegrias do mundo sem cumprir suas obrigações. Assim nunca será sábio.

Para alcançar a sabedoria terá que cumprir suas obrigações sem perder a alegria de viver. Somente assim conhecerá a verdadeira sabedoria.

Extraído de material institucional da Associação Palas Athena.

9 comentários:

  1. Bem bacana a história, mas minha fase tá meio amarga, desculpa!

    OK, o texto tá falando de sabedoria,mas se formos pensar que a sabedoria serve para sermos mais felizes, me pareceu meio simplista esta como "fórmula da felicidade".

    Aliás, cada dia mais me convenço que isto não existe, tudo não passa de ilusões de nossa cabeça, tão elaboradas e doentias que acreditamos no que criamos, passamos um tempo muito bem ou muito mal com isso e depois nos sentimos frustrados, vazios, e partimos para outra solução.

    Cara, tô ficando louco, parece uma armadilha sem fim, acho que talvez a solução seja não brigar tanto com esta armadilha, não sei....

    ResponderExcluir
  2. Felicidade não existe?
    Felicidade existe mas é algo passageiro?
    Como ser feliz agora e não num futuro que nunca chega?

    ResponderExcluir
  3. Existe! Mas não acho que é nos lugares que comumente procuramos (dinheiro, sexo, casamento, "putaria", drogas, poder, etc...)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Léo, tanto rola isso, que já coloquei esse sentimento num post, logo no começo do blog, aquele sobre o palhaço, lembra? (foi em agosto, tá com marcadores: curingas, desenvolvimento).

    Relê o post agora e me diz o que achou...

    (vai ser um bom teste para ver se vc volta para ler os comentários ;-)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Para comprovar que sou um cara que leio comentários, aqui estou.

    Me sinto assim em muitos momentos. Ciclos de felicidade e tristeza que tem se arrastado pelos últimos 2 ou 3 anos.

    No meu caso, acho que tem a ver com questões não resolvidas durante estes anos, como minha relação com o trabalho...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Segurança 100% nunca vamos ter, assim como a realização 100% na situação atual...

    Acho que vai muito das oportunidades que aparecem... Temos que ficar sempre atentos pra não perder o que passa na nossa frente.

    Mas mais que isso acho que temos que procurar sempre. Comigo foi assim... No ano passado eu tava focado em achar alguma coisa pra fazer, que eu tivesse mais liberdade... Só aproveitei as oportunidades que apareceram e moldei elas para o que eu queria.

    ResponderExcluir